terça-feira, 1 de julho de 2008

Estado de Rôndonia não terá representantes na Série C

Rondônia será o único estado a não ter representante na Série C do Campeonato Brasileiro 2008. A competição nacional contará com 63 equipes de todo país.

Após a desistência da Ulbra, no último dia 6 de junho, nenhuma outra equipe quis encarar o desafio de disputar a Terceirona. A confirmação da notícia veio após os insucessos em negociações com empresários e órgãos governamentais para ajudar a custear os gastos na Terceirona.

Segundo o presidente, o clube não teria como arcar com todas as despesas ao longo da competição nacional. "Fizemos contatos, mas infelizmente não obtivemos êxito", afirmou o dirigente.

Outros clubes também não quiseram encarar a empreitada devido aos altos custos da competição, pois, em Rondônia, são poucos os empresários que patrocinam os clubes. Já o governo do estado sempre alega que não pode ajudar por conta da “Lei de Responsabilidade Fiscal”, que segundo o governador, impede qualquer apoio governamental a equipes profissionais.

Com a desistência, o grupo 1 da competição contará apenas com três times, sendo eles: Fast Clube-AM, Luverdense-MT e Rio Branco-AC.

A primeira partida da chave será disputada no próximo domingo (06/07) entre Rio Branco_AC x Fast Clube-AM, no estádio Vivaldo Lima, em Manaus.

Alívio ou Consolo?

Esta não é a primeira vez que Rondônia fica sem representante na Série C do Brasileiro. Em 1994 e 1998, o estado também não esteve presente na competição nacional. Mas já que o estado não tem representante na competição nacional, o torcedor poderá então conferir a Segunda Divisão do Campeonato Rondoniense, ou melhor, a Segundona (como vem sendo chamada pela FFER), que será disputada por 'apenas' quatro clubes: Cruzeiro, Espigão, Ji-Paraná e Shallon.

Confirmação

Na semana passada, o Progresso, de Roraima, foi a última equipe a confirmar participação na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

O site oficial da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) havia publicado a matéria, colocando-a em destaque, buscando demonstrar que Rondônia não seria o único estado sem representante. Mas a torcida pelo pior não deu certo!

Após o vice-campeonato estadual, a equipe de Mucajaí, município do interior de Roraima, confirmou sua participação e estréia na Série C do Brasileiro no próximo dia 6 de junho diante do Holanda, no estádio Ribeirão, em Boa Vista.

Esta será a segunda vez na história que o Progresso irá representar o estado de Roraima na Série C. A primeira vez ocorreu em 1995, quando o clube caiu na mesma chave com os conterrâneos: Atlético Roraima e Baré. Naquela ocasião, a equipe de Mucajaí ficou com a lanterna na chave 21 da competição, contabilizando apenas uma vitória, um empate e duas derrotas.

Confira os representantes de cada estado:

Acre - Rio Branco;
Alagoas - ASA e CSA;
Amapá - Cristal;
Amazonas - Fast Clube e Holanda;
Bahia - Atlético, Itabuna e Vitória da Conquista;
Ceará - Horizonte e Icasa;
Distrito Federal - Dom Pedro II e Legião;
Espírito Santo - Linhares e Serra;
Goiás - Anápolis, Atlético Goianiense e Itumbiara;
Maranhão - Bacabal e Sampaio Corrêa;
Mato Grosso - Luverdense e Mixto;
Mato Grosso do Sul - Águia Negra e Operário;
Minas Gerais - América, Ituiutaba e Tupi;
Pará - Águia, Paysandu e Remo;
Paraíba - Campinense e Treze;
Paraná - Engenheiro Beltrão, J. Malucelli e Toledo;
Pernambuco - Central, Petrolina, Salgueiro e Santa Cruz;
Piauí - Barras e Picos;
Rio de Janeiro - Boavista, Duque de Caxias, Macaé e Madureira;
Rio Grande do Norte - Potiguar e Santa Cruz;
Rio Grande do Sul - Brasil, Caxias e Inter de Santa Maria;
Roraima - Progresso;
Santa Catarina - Marcílio Dias e Metropolitano;
São Paulo - Guaratinguetá, Ituano, Linense, Mirassol, Noroeste e Paulista;
Sergipe - Confiança e Sergipe;
Tocantins - Palmas;

Representantes de Rondônia na Série C (história):
1992- Ji-Paraná;
1993- Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho;
1994- Sem representante;
1995- Ariquemes e Ji-Paraná;
1996- Ji-Paraná;
1997- Ji-Paraná;
1998- Sem representante;
1999- Ji-Paraná;
2000- Genus;
2001- Genus;
2002- Ji-Paraná;
2003- CFA;
2004- Ji-Paraná;
2005- Ji-Paraná;
2006- Ulbra;
2007- Jaruense.

Fonte: Futeboldonorte.com

Nenhum comentário:

PLACAR AO VIVO

title="Livescore">Livescore