segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mundial: Com gol suado, Manchester conquista o bicampeonato


Grande herói do título mundial conquistado pelo Manchester United, na manhã deste domingo, o atacante Wayne Rooney conquistou também o prêmio de melhor jogador da edição 2008 do Mundial de Clubes da Fifa.

O jogador terminou também como artilheiro da competição, com três gols marcados. O camisa 10 marcou dois na vitória por 5 a 3 sobre o Gamba Osaka, na semifinal, e fez o único gol do triunfo inglês sobre a LDU, por 1 a 0, na decisão do título.

Estrela mais badalada dos Diabos Vermelhos, o português Cristiano Ronaldo ficou em segundo lugar na votação. O camisa 7 marcou apenas um gol no Mundial, de cabeça, na goleada sobre o Gamba Osaka. Ronaldo deu o passe para o gol de Rooney, neste domingo, contra a LDU.

Do Equador, veio o terceiro colocado do prêmio. O atacante argentino Manso, que deu bastante trabalho à defesa do Manchester, conquistou o troféu de bronze.

O Manchester United é bicampeão mundial. Depois da conquista de 1999, em cima do Palmeiras, o time inglês renovou seu título na manhã deste domingo, ao bater os equatorianos da LDU por 1 a 0, no Yokohama Stadium, no Japão, pela decisão do Mundial de Clubes.

A partida, que parecia fácil antes do árbitro apitar o início do jogo, não foi das mais tranqüilas. O Manchester controlou o primeiro tempo, mas teve o zagueiro Vidic expulso, logo aos três minutos da etapa final.

Na defesa, o United achou o seu gol apenas na segunda metade da etapa final. Cristiano Ronaldo rolou para Rooney, que bateu de chapa e colocou no contrapé de Cevallos, que nada pôde fazer para evitar o gol.

Este foi o 23º título mundial conquistado pelo continente europeu, que leva desvantagem para a América, que já levantou 25 canecos. O maior campeão é o Milan, com quatro conquistas. Desde a criação do novo formato, em 2000, os sul-americanos venceram três das cinco decisões.

Corinthians (2000), São Paulo (2005) e Internacional (2006) conquistaram o mundo, enquanto Milan (2007) e Manchester, agora em 2008, levaram o título para o Velho Continente.

Ingleses dominam 45 minutos
O Manchester foi o dono da primeira etapa. Entretanto, a primeria chance foi criada pela LDU, aos quatro minutos. Bolaños, dentro da área, furou e perdeu grande chance de abrir o placar para os sul-americanos.

Depois daí, só deu Manchester. Aos nove, Rooney recebeu de Carrick e chutou da entrada da área. Cevallos defendeu bem. Cino minutos depois, novamente Rooney arriscou de fora da área. O goleiro equatoriano, mais uma vez, espalmou para longe.

Os ingleses continuaram. Tevez recebe cruzamento da direita e se joga para cabecear. Cevallos fez milagre. O Manchester ainda perdeu mais três chances, com Rooney (que chutou por cima), Park (que chutou nas mãos do goleiro) e Rooney, novamente, em chute fraco.

Suado demais
No segundo tempo, o Manchester tomou um banho de água fria logo nos primeiros minutos. Aos três, Vidic se desentendeu com Bielar e deu um soco no adversário. O árbitro viu, não gostou e mandou o zagueirão para o chuveiro mais cedo.

Com um a menos, os ingleses se sacrificaram. Tevez foi sacado para a entrada de Evans. O técnico Alex Ferguson colocou Cristiano Ronaldo no ataque, ao lado de Rooney. A LDU começou a ser mais audaciosa no campo de ataque.

Liderada pela canhotinha do meia argentino Manso, a atual campeã da Libertadores levou perigo ao gol de Van der Sar. Em um chute de longe, o próprio Manso acertou o ângulo, mas o goleiro holandês foi buscar, mantendo o empate sem gols.

Depois de se retrancar e ver a LDU pressionar por alguns minutos, o Manchester United acertou apenas um ataque, que foi suficiente para a vitória. Ronaldo recebeu dentro da área e rolou para a esquerda. Rooney acertou um belo chute de chapa e colocou no canto esquerdo de Cevallos.

A LDU seguiu pressionando nos minutos finais, em busca do título mais importante de sua história. Manso arriscou novo chute de fora da área. Van der Sar se esticou e espalmou para longe a última oportunidade equatoriana.

Agência Futebol Interior

Nenhum comentário:

PLACAR AO VIVO

title="Livescore">Livescore