terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dunga tem só 33% de aprovação do torcedor


Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha aponta que o índice de rejeição ao trabalho do técnico Dunga à frente da seleção brasileira aumentou depois dos maus resultados deste último ano. Ainda assim, o percentual de pessoas que acha que a CBF deve manter o treinador à frente do time é maior do que os que pedem a sua demissão. Curiosamente, a região que tem a pior avaliação quanto ao trabalho do capitão do tetra é a Sul - terra natal de Dunga, que sempre foi tido como um dos símbolos do futebol gaúcho.

A enquete foi realizada apenas nove dias depois da goleada brasileira de 6 a 2 no amistoso contra Portugal no estádio do Bezerrão, no Gama (DF), entre os dias 25 e 28 de novembro, com 3.486 pessoas. E apenas 33% tiveram uma avaliação positiva do trabalho de Dunga, contra 44% no fim de 2007. Subiu em 10% o percentual da torcida que diz que diz que o treinador faz um papel ruim ou péssimo - cresceu de 9% para 19%.

Acreditam que o trabalho é regular 32% do público - apenas 2% a mais do que no ano passado, mas dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais. Das pessoas entrevistadas, 16% não soube opinar.

O resultado da pesquisa reflete o pior ano de Dunga à frente da seleção. Em 2006, o técnico assumiu o time depois da Copa, jogou seis amistosos e ganhou cinco - 88,9% de aproveitamento. No ano seguinte, conquistou a Copa América com uma vitória de 3 a 0 sobre a Argentina na final. Foram 19 partidas ao longo de 2007, e apenas duas derrotas - em dois amistosos - 70,4% dos pontos disputados. Neste ano, também foram só dois jogos perdidos, mas a série de empates em casa pelas eliminatórias acabaram resultando em um aproveitamento de 63,6% dos pontos em 11 partidas.

Quando a pesquisa é dividida em regiões, percebe-se que a maior rejeição a seu trabalho é justamente onde nasceu, começou e terminou sua carreira como jogador (no Internacional) e mora até hoje - a região Sul: 22% o avalia como ruim ou péssimo, e 23% como ótimo ou bom. No Nordeste e no Norte/Centro Oeste, apenas 14% e 19% tem uma visão ruim ou péssima do treinador, contra 37% que julgam seu trabalho ótimo ou bom.

Pe360graus

Nenhum comentário:

PLACAR AO VIVO

title="Livescore">Livescore